EnglishPortuguese
Mercado Livre e PMC
“A PMC possui excelentes profissionais! A extrema atenção no trabalho executado e nos documentos entregues nos ajudaram a potencializar o andamento das demandas relacionadas as nossas operações aqui no Brasil.”

Gabriel Aguiar
Mercado Livre e PMC
"A PMC possui excelentes profissionais! A extrema atenção no trabalho executado e nos documentos entregues nos ajudaram a potencializar o andamento das demandas relacionadas as nossas operações aqui no Brasil."

Gabriel Aguiar

Sobre o cliente:

O Mercado Livre foi fundado em 1999 na Argentina, e desde o seu início tem operação ativa aqui no Brasil. A empresa possuí um ecossistema completo de serviços para o comércio, tendo como produto principal o marketplace, o maior da América Latina.

Atualmente estão presentes em 18 países, tendo 150 unidades espalhadas pelo Brasil e mais de 250 por toda a América Latina. Reúnem milhões de vendedores e compradores a partir da oferta de mais de 60 milhões de produtos em tempo real.

Mapa-MELI

Mercado Livre acelera as aberturas de centros logísticos para subsidiar o avanço de suas operações no Brasil.

Com o crescimento exponencial das suas operações no Brasil nos últimos anos, o Mercado Livre inaugurou diversos novos centros de distribuição (CD) no país, com o objetivo de atender a demanda de compras e agilizar o processo de entrega dos produtos.

Um no bairro de Perus, na região norte da cidade de São Paulo, dois em Barueri (SP), e um em Araçariguama (SP), no interior do estado, com um total de nove unidades consideradas Fullfillment.

Este modelo de centro de distribuição opera na modalidade de entregas rápidas, em algumas cidades até no mesmo dia da compra. Para que isso aconteça, o Mercado Livre possui diversas unidades diversificadas em pontos estratégicos do Brasil e conta com uma frota de veículos automotores e elétricos, além de parcerias envolvendo a Companhia Aérea Gol para agilidade nas entregas.

Desafio do Mercado Livre no Brasil

A ausência de processos bem definidos e uma consultoria para auxiliar na execução e gestão das licenças obrigatórias se torna um grande desafio para as empresas que possuem multisites no Brasil.

Com a pandemia de COVID19 que enfrentamos nos últimos anos, percebeu-se a preferência pelo comércio eletrônico, levando em consideração a comodidade e praticidade. Para acompanhar a crescente, o Mercado Livre planejou a inauguração de grandes Fullfilment (preparação e agilidade na entrega dentro do próprio centro de distribuição), mais de 15 Cross Dockings, mais de 100 Services Centers, além das mais de 3 mil agências MELI espalhadas pelo território nacional.

A alta complexidade e burocratização para emissão dos documentos regulatórios, traz grandes problemas relacionados à imagem da empresa.

O Mercado Livre do Brasil identificou o problema e definiu em conjunto à PMC, a regularização e mitigação destes riscos. Adotando a elaboração de EVTL’s, Obtenção e Renovação de Licenças, Elaboração de Projetos além de realizar todo o controle via plataforma SaaS. O objetivo foi estabelecido no intuito de ter a maior porcentagem de regularização em dia, sem se preocupar com futuras objeções e interdições realizadas pelos órgãos competentes.

As recentes movimentações durantes os últimos anos fizeram que os Estudos de Viabilidade se tornasse a chave principal neste projeto de expansão, tendo um grande impacto para a decisão da aquisição/locação de um imóvel para fins comerciais.

Abaixo, alguns números alcançados pela PMC:

“O time interno da PMC na reunião de alinhamentos com o Meli, conseguiu definir os KPI’s, metas de regularização e tempo de abertura das unidades bem desafiadores. Com o uso da nossa tecnologia e know-how, conseguimos assegurar as entregas em tempo exíguo e assim acompanhar o forte crescimento do maior marketplace da América Latina.”

Seymi Inoue, Commercial Manager at PMC.

Desafio do Mercado Livre na América Latina

Assim como existem os desafios no Brasil para a gestão dos ativos imobiliários e seus respectivos documentos regulatórios, o mercado Latam também possui os seus desafios.

Em Agosto de 2021 o Mercado Livre, em busca de uma padronização das áreas, entendendo que cada país possui as suas obrigações regulatórias perante aos órgãos, surgiu com a necessidade de estender o uso da tecnologia já utilizada no Brasil em outros 7 países da América Latina para realizar a gestão de documentos e projetos. Desta forma o PropertyDocs ganhou a sua versão em espanhol e inglês.

O objetivo do Mercado Livre Latam é mapear todos os processos relacionados aos imóveis e padronizar os fluxos de trabalho, objetivando a regularização e controle dos prazos de seus projetos.

“Com o desenvolvimento de uma base de dados completa conseguimos ajustar e alcançar o principal objetivo do nosso cliente, padronização e redução de tempo para obtenção da documentação final. O uso da tecnologia e os ganhos de produtividade são visíveis e traz também uma flexibilidade para a melhoria contínua dos processos.”

Rodrigo Loh, Sales Consultant at PMC.

Controle efetivo e dados em tempo real!

O projeto ainda continua em andamento, pois para mantermos o portfólio imobiliário sempre regularizado é necessário fazer um acompanhamento recorrente de cada ativo. Para isso, uma equipe da PMC com mais de 6 profissionais atende as demandas do Mercado Livre, atualizando recorrentemente o PropertyDocs com todas as informações.

Nosso time personalizou dashboards com as informações mais relevantes para o cliente, dessa forma, o Meli consegue ter em tempo real acesso a todos os dados relacionados as suas unidades que estão sob gestão da PMC.

As outras diversas funcionalidades do nosso sistema também modificaram a rotina de trabalho diária da equipe do cliente. A delegação de tarefas dentro da ferramenta facilita o mapeamento das atividades e possibilita saber quem é o responsável pela demanda em cada parte do processo (Property, órgão, cliente etc.).

Outro grande diferencial que vai ajudar muito a equipe do Mercado Livre é a criação de um histórico de informações relacionadas a demanda. Assim, nos próximos anos o time já saberá quanto tempo foi gasto para a renovação de cada documento, e poderá provisionar a verba para aquele determinado período do ano.

Esses são apenas alguns passos da parceria entre PMC e Mercado Livre que será cada vez mais inovadora e digital!

Fale com um
consultor!

Entenda a sua real necessidade através
da nossa equipe de especialistas.

Entenda a sua real necessidade através da nossa equipe de especialistas.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.