Com um crescimento de dois dígitos no mercado de franquias nos últimos três anos, esse setor tem conquistado notável visibilidade e se destacado pela necessidade de uma estratégia de expansão ágil. Essa abordagem agressiva é integralmente estratégica, com projeções indicando que as franquias podem alcançar um crescimento superior a 12% em 2024, conforme estimado pela ABF, mantendo um desempenho expressivo por mais de três anos consecutivos.
O segmento de negócios franqueados encontra-se tão dinâmico que até gigantes como o Carrefour lançaram suas próprias marcas de franquias, investindo inicialmente 150 milhões de reais, o que pode agregar visibilidade de marca a níveis ainda não atingidos pelas lojas de varejo tradicional.
Num cenário tão propício ao crescimento, como os times operacionais devem lidar com a alta demanda por regularização e o risco de colapsar na conformidade com as legislações em vigor? Este é um desafio silencioso que afeta mais de 50% das franquias em crescimento acelerado ou que aspiram a isso. Embora seja impossível prever tudo, é viável evitar riscos desnecessários à marca.
A visão estratégica em Regulação e Estruturação (RE) não é exclusiva de grandes lojas de varejo ou corporações complexas. Com atuação em mais de 5000 municípios e a necessidade de regularização em níveis Federal, Estadual e Municipal, a conformidade é um risco constante que pode comprometer o negócio e causar prejuízos incalculáveis à marca. No âmbito da gestão, o mercado de RE demanda maturidade das empresas brasileiras, tornando cada vez mais escassos os recursos humanos especializados nesse setor.
Em 2023, a PMC, atenta às demandas do mercado de franquias, desenvolveu um programa de segmentação de produtos direcionados a esse modelo de negócio. Ao longo dos próximos anos, será essencial contar com profissionais qualificados e tecnologia avançada para garantir que o sucesso de milhares de unidades não se transforme em um fardo interminável. Essa solução é composta por três elementos-chave:
1. Consultoria: Oferecendo atenção contínua de profissionais técnicos especializados, proporcionamos aos nossos clientes uma visão estratégica e preditiva da gestão de riscos em RE.
2. Tecnologia: Com nossa infraestrutura de software específica para RE, a complexidade de conectar diversos setores e gerenciar prazos deixa de ser um problema, tornando a previsibilidade um ponto forte na gestão.
3. Know-how: Em seus 12 anos de história, a PMC não apenas acumulou experiência, mas também um conhecimento ímpar de atividades em múltiplas localidades, tornando o processo de regularização um fluxo ágil e descomplicado para nossos clientes.
Com esse produto, esperamos que franquias com pelo menos 20 lojas possam escalar seus negócios físicos com menos esforço e maior foco na expansão. Na PMC, estamos sempre prontos para apoiar o mercado e transformar a área de gestão dos ativos.