Imagine a seguinte situação: você vai abrir um negócio e realiza a compra de um imóvel. Faz uma reforma no local, deixa tudo do jeito que você sempre sonhou e quando chega na hora de correr atrás dos documentos legais do empreendimento, como alvarás e licenças, descobre que no imóvel que você adquiriu não é possível realizar a sua atividade comercial.
A seguir vamos te apresentar alguns pontos que você deve se atentar na hora de comprar e fazer a gestão de um imóvel para uso comercial e passar bem longe de situações como a que citamos acima.
Depois de sentir os principais efeitos da pandemia de COVID-19, o mercado imobiliário começa a retomar o ritmo e respirar com mais tranquilidade. Após anos de gargalo, enfrentados principalmente nas recessões de 2014 e 2016, o setor começa a aquecer com o avanço da vacinação em todo o país, e mesmo com a alta da Selic o mercado se mostra otimista.
Para que você possa ter uma ideia, de acordo com dados fornecidos pelo Secovi-SP, só no 1º semestre de 2021 foram comercializados mais de 29 mil imóveis, isso somente na capital paulista!
Os imóveis que não são residenciais demandam maior atenção de quem for comprá-los, pois é necessário verificar se esses bens se enquadram em todas as medidas de segurança e legislação para a atividade pretendida. Para garantir que você possa continuar realizando as suas operações no local, eliminar o risco de multas, prejuízos financeiros e de danos a reputação da marca, é necessário que imóveis de uso comercial e industrial estejam totalmente legalizados nos Órgãos Públicos. É extremamente importante que você tenha uma visão clara das necessidades de cada imóvel, e isso só é possível realizando o estudo de viabilidade do empreendimento, onde é possível analisar detalhadamente a legislação afim de obter todo o histórico do imóvel perante os Órgãos Públicos e os próximos passos na legalização da atividade do cliente.
O mercado imobiliário e as empresas do setor também devem adotar medidas para se enquadrar na cultura e tendências do “novo normal”. Tudo se torna cada dia mais digital! O home office passou a ser visto com bons olhos, assim como medidas mais flexíveis de trabalho, como por exemplo o modelo de trabalho híbrido (adotado pela PMC durante a pandemia). As pessoas buscam ainda mais relações humanizadas, de qualidade e com o auxílio da tecnologia, por isso tanto as construtoras, consultorias e incorporações devem adotar processos de qualidade interna e com os clientes.
Abaixo, listamos três tendências e pontos que o mercado deve se atentar e adotar para o “novo normal”:
– Análise da Regularidade Documental do Imóvel:
Quem compra ou aluga imóveis para instalação de suas atividades deve verificar se o local está com as suas licenças em dia e atendendo todas as exigências legais. É preciso verificar se o projeto está aprovado na prefeitura e possui toda documentação atualizada, como o Habite-se, por exemplo. Além disso, fique atento com documentos como o Auto de Vistoria do corpo de bombeiros, projeto aprovado em Prefeitura e se a atividade pretendida é permitida na zona do imóvel.
– Utilização da tecnologia:
Com a revolução tecnológica, torna-se necessário adoção de ferramentas em diversos setores – no setor imobiliário isso não foi diferente. Pensando nisso, a PMC desenvolveu um software que leva em consideração todas as necessidades do cliente para o gerenciamento dos seus ativos imobiliários próprios ou locados, sendo eles Bens de Uso – BDU ou Bens Não de Uso – BNDU.
O PropertyDocs permite acesso em tempo real aos imóveis da carteira, além da centralização e facilidade no controle da situação patrimonial de cada imóvel com relatórios e análises gráficas, também permite o controle das pendências e obrigações, assegurando a mitigação de multas e associadas às irregularidades dos imóveis.
– Mais humanização e qualidade nos processos internos:
Com o crescimento do setor e a migração para o digital é necessário garantir a otimização de processos e a agilidade no desenvolvimento de produtos para levar satisfação aos clientes, colaboradores e empresas. A tendência de crescimento do setor é uma realidade, por isso é importante adotar a ISO 9001, um sistema de gestão da qualidade, focado em garantir que o negócio forneça um nível consistente de qualidade aos seus clientes, oferecendo processos e procedimentos bem definidos e regularmente revistos. Esse sistema também se integra aos procedimentos de negócios já presentes e ainda se torna parte da cultura dentro da organização.
Também é preciso olhar para oito princípios essenciais de negócios, entre eles: foco no cliente, liderança, envolvimento de pessoas, processos de abordagem, abordagem do sistema à gestão, melhoria contínua, abordagem factual para a tomada de decisões e relações mutuamente benéficas com fornecedores. Além disso, é preciso focar na gestão do negócio assim como na gestão das demandas dos clientes.
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