A pandemia de COVID19 causou mudanças bruscas em todos os setores do mercado, alterando os hábitos de consumo das pessoas. Isso tornou o público ainda mais exigente e imediatista, buscando sempre facilidade no processo de compra.
Para conseguir atender essa e outras vontades do mercado, o varejo teve que acelerar algumas mudanças e achar alternativas para estar sempre próximo do seu cliente e pronto para atendê-lo da melhor forma possível, independente do canal por qual essa relação está acontecendo.
Essa atuação Omnichannel se tornou extremamente importante nesse período de pandemia, e se mostra como a principal tendência dos próximos anos para diversos setores, principalmente para o varejo.
No artigo de hoje, nós vamos falar sobre como essa atuação em diversos canais é essencial para as empresas do varejo e como algumas empresas já estão atuando nessa forma.
O ano era 2020, sendo mais específico mês de março. O mercado começava a se aquecer após o carnaval e as perspectivas eram as melhores. Porém, ninguém esperava que aconteceria algo que iria impactar a vida e a economia do mundo todo: uma pandemia. O COVID19 nos fez criar hábitos, mudou processos e acelerou tendências que achávamos que demorariam mais alguns anos para vermos as empresas adotarem.
Claro que todos os segmentos de mercado foram de alguma forma afetados e tiveram que se adaptar, mas com toda certeza o varejo popular foi um dos setores que tiveram grandes desafios a serem superados. Digo isto pois esse mercado tem como uma das principais características do negócio o atendimento presencial. Para eles receber o público dentro do estabelecimento é essencial para o processo.
Uma das perguntas que surgiram nesse período foi: em qual modelo de negócio devo focar para se manter relevante dentro do mercado: físico ou digital? A resposta é: os dois! A aposta do varejo para o ano de 2022 é no omnichannel.
O varejo apostando na estratégia omnichannel:
A reabertura das lojas físicas depois do período mais crítico da pandemia trouxe esperança ao setor do varejo, mas o crescimento no longo prazo ainda é uma dúvida constante. Os varejistas tiveram que lutar para adaptar o mais rápido possível as suas operações fazendo investimentos em logística e transporte para garantir o pleno atendimento da demanda.
Muitas empresas do setor estão em uma verdadeira corrida para se estruturarem de forma a adaptar suas operações ao novo padrão de consumo.
O avanço da vacinação contra a COVID19, e como consequência a flexibilização das restrições para as atividades comerciais, estão contribuindo para que os consumidores retomem as compras nas lojas físicas.
Isso deixa claro que é o momento de as empresas apostarem na estratégia omnichannel, unindo as forças dos pontos de vendas físicos com o online – que se mostrou como a salvação para muitas empresas que ainda não acreditavam que esse canal de vendas poderia ser mais bem explorado -, garantindo o bom atendimento em todos os pontos de contato com o público.
O marketing multicanal tem como objetivo divulgar uma mesma campanha em diferentes plataformas, atingindo o máximo de consumidores, ampliando e divulgando em diferentes formatos, sejam eles físicos ou virtuais. Isso acaba gerando mais reconhecimento de marca e, principalmente, vendas.
Empresas que adotaram essa estratégia:
Diversas empresas do varejo já faziam esse movimento antes mesmo da pandemia, mas algumas começaram a fazer essa adaptação a partir de 2020.
Abaixo temos exemplos de empresas que atuam de forma consistente no meio digital e que possuem lojas físicas em diversas regiões do país.
– MadeiraMadeira:
Um dos grandes novos players do varejo que tem apostado fortemente em associar o ambiente digital com o físico é a MadeiraMadeira, que apenas em 2021 abriu 91 lojas em todo o país e pretende manter esse ritmo em 2022.
A empresa optou por não fazer o estoque junto das lojas, mas sim em locais próximos, podendo assim fazer uma melhor ambientação do lugar, proporcionando uma experiência de compra mais interativa para o consumidor.
– Pernambucanas:
Outra grande empresa que adotou essa estratégia é a também varejista Pernambucanas. Em outubro de 2021 ela inaugurou as primeiras lojas físicas da Pefisa, que é uma fintech e o braço financeiro da empresa. O objetivo dessas lojas é oferecer um atendimento ao cliente ajudando-o no processo de abertura de contas digitais.
– Agi:
Continuando na linha das instituições financeiras, uma empresa que possui uma proposta digital, mas que tem investido fortemente na presença física, é o Agi. O plano do grupo é chegar a ter 2 mil lojas abertas até o ano de 2026. Hoje o Agi possuí 820 lojas físicas espalhadas pelo país, todas em cidades que possuem mais de 100 mil habitantes.
A praticidade do atendimento online, aliada com a customização do atendimento presencial.
A jornada de compra do cliente em mais de um canal é uma grande tendência mundial e representa uma nova fase de adaptação para as empresas, sobretudo, em manter a customização dos atendimentos, sejam eles nos pontos de contato nas lojas físicas ou nas interações via web.
A importância de uma consultoria imobiliária no processo de expansão
Como as lojas físicas são uma parte indispensável para a estratégia de omnichannel, o processo de abertura de novos pontos de venda é crucial para o sucesso das operações.
Sabemos que nessa jornada de expansão existem diversas etapas recheadas de burocracia e particularidades, e contar com o apoio de uma consultoria especializada e qualificada vai evitar dores de cabeça e prejuízos financeiros.
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