EnglishPortuguese

Quais são as diferenças entre o AVCB e o CLCB?

Tempo de leitura: 3 minutos

Seja um pequeno comércio ou uma grande indústria, para que possa funcionar em sua plenitude é necessário estar em dia com alguns documentos, o que inclui laudos do Corpo de Bombeiros como o AVCB e o CLCB.

Embora sejam confundidos, cada um deles é destinado para um determinado tipo de empresa, e por isso são essenciais para que uma edificação seja autorizada a funcionar.

Neste artigo vamos falar um pouco mais a fundo sobre cada um deles, e mostrar em quais ocasiões eles são necessários, bem como as principais diferenças entre ambos.

O que é o laudo AVCB?

O laudo AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) é um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros que atesta que uma edificação está em conformidade com as normas de segurança e prevenção de incêndios.

Esse documento é exigido para edificações de médio e alto risco de incêndio, como edifícios comerciais, industriais, de saúde, entre outros.

O processo de obtenção envolve uma vistoria técnica no local e a emissão de um laudo técnico, que atesta que a edificação está em conformidade com as normas de segurança.

O seu objetivo principal é garantir a segurança das pessoas e do patrimônio em caso de incêndio, por meio da prevenção, detecção e combate ao fogo.

Esse laudo é válido por um período determinado e é necessário renová-lo periodicamente para garantir que a edificação esteja sempre em conformidade com as normas de segurança.

O que significa CLCB?

O CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros) também é um documento emitido pelo corpo de bombeiros que atesta a conformidade de um edifício, de acordo com as normas de segurança e prevenção de incêndios.

No entanto, diferente do AVCB, ele é um documento mais simples e rápido de ser emitido, uma vez que tudo é feito de forma digital, inclusive, a fiscalização nesse caso é feita por amostragem.

Esse tipo de laudo é voltado para edifícios menores como igrejas, prédios residenciais, pequenos comércios, escritórios e estacionamentos que possuam uma área construída inferior a 750 m², tenham mais de três pavimentos, ou possam receber mais de 250 pessoas ao mesmo tempo.

Qual a diferença entre AVCB e CLCB?

A principal diferença entre AVCB e CLCB é o tipo de edificação para o qual cada um é exigido. O AVCB é voltado para edificações de médio e alto risco de incêndio, enquanto o CLCB é exigido para edificações de baixo risco de incêndio.

Ambos atestam que a edificação está em conformidade com as normas de segurança e prevenção de incêndios, e o processo de obtenção envolve uma vistoria técnica no local e a emissão de um laudo técnico.

Destacando que a emissão do CLCB pode ser feita atualmente de maneira totalmente online, e o processo de vistoria se dá por meio de amostragem.

O objetivo principal de ambos os documentos é garantir a segurança das pessoas e do patrimônio em caso de incêndio, por meio da prevenção, detecção e combate ao fogo.

No entanto, as exigências de segurança e prevenção de incêndio são diferentes para cada tipo de edificação, por isso os critérios de vistoria e emissão de laudos técnicos também são diferentes para AVCB e CLCB.

Além disso, os prazos de validade e de renovação dos documentos também podem ser diferentes, dependendo da legislação local.

Para que serve cada um desses laudos?

Tanto o AVCB quanto o CLCB têm como objetivo garantir que uma edificação esteja em conformidade com as normas de segurança e prevenção de incêndios, a fim de proteger as pessoas e o patrimônio.

Nesse sentido, o AVCB é destinado para edificações de médio e alto risco, ao passo que o CLCB é destinado para edificações menores, e justamente por isso, a sua solicitação, bem como a emissão é bem mais simples.

De forma resumida, o AVCB é um documento importante para assegurar que a edificação está preparada para enfrentar possíveis incêndios e que possui os equipamentos e sistemas necessários para prevenção, detecção e combate ao fogo.

Já o CLCB assegura que a edificação também esteja preparada para enfrentar possíveis incêndios e que possui os equipamentos e sistemas necessários, mesmo em casos de baixo risco de incêndio.

Como é feita a emissão desses laudos?

Tanto o AVCB quanto o CLCB são documentos emitidos pelo Corpo de Bombeiros, e sem eles alguns edifícios podem não obter o alvará de funcionamento, o que no caso do comércio pode prejudicar o faturamento.

Em vista disso, é crucial contar com uma consultoria especializada que tenha uma equipe técnica apta para ajudar você tanto no processo de emissão dos laudos, como também no processo de renovação deles.

E nós estamos aqui para te ajudar. A PMC conta com uma equipe técnica de ponta, e possui uma ampla experiência no mercado quando o assunto é emissão e renovação de laudos do Corpo de Bombeiros. Entre em contato conosco e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!

Mais lidos

Inscreva-se em
nosso blog!

Inscreva-se em nosso blog!

Se cadastre em nossa Newsletter e tenha acesso em primeira mão, a todas as novidades do nosso blog!

Veja também

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.