EnglishPortuguese

Qual o objetivo do levantamento cadastral? Entenda!

Tempo de leitura: 3 minutos

O levantamento cadastral é um dos documentos mais importantes de um imóvel, uma vez que é ele quem demonstra a condição em que o empreendimento se encontra.

Em resumo, uma de suas finalidades é mapear a situação da edificação, estabelecendo diretrizes para futuras intervenções.

Neste artigo vamos mostrar o que é o levantamento cadastral, explicar a sua finalidade e mostrar como ele é desenvolvido. Boa leitura!

O que é o levantamento cadastral?

O levantamento cadastral é um documento que demonstra o estado em que se encontra um imóvel, ou seja, o que existe construído em um lote ou terreno.

Por meio dele é possível saber todos os elementos, instalações, layouts, acabamentos e outros detalhes segundo o escopo que foi contratado pelo cliente.

Portanto, ele nada mais é que um projeto completo que inclui a implantação, plantas, fachadas, cortes, tabelas de áreas e acabamentos. Pode-se dizer que o levantamento cadastral é um retrato fiel da situação do imóvel no dia em que foi levantado.

Tanto para quem vai comprar ou vender um imóvel, bem como acabou de construir uma edificação do zero, é fundamental que o projeto esteja regularizado na Prefeitura Municipal.

Qual a finalidade do levantamento cadastral?

O levantamento cadastral possui três finalidades básicas. A primeira é o levantamento ‘as built’ que é feito após a construção com o intuito de representar fielmente o que foi construído.

Há também o projeto modificativo que tem como objetivo documentar o resultado das alterações que o edifício pode sofrer desde sua construção até o momento presente.

Além disso, ainda existe o levantamento de edificações irregulares que é exigido por algumas prefeituras, para averiguar se o projeto cumpre os requisitos urbanísticos que constam nos planos diretores.

Por que o levantamento cadastral é importante?

O levantamento cadastral é importante pois ele fornece informações que permitem a análise da situação de regularidade do imóvel quando comparado com os documentos aprovados pela própria prefeitura.

Além de que, ele é usado para elaborar projetos de reformas ou construção nova que foi precedida de demolição para o desenvolvimento de projetos de diversas disciplinas como segurança contra incêndio, hidráulica, elétrica etc.

Juntamente com o EVTL (Estudo de Viabilidade Técnica Legal) ele possibilita o diagnóstico do imóvel, assim como o planejamento das aprovações e licenças essenciais para a sua regularização.

Em paralelo, nos casos de venda e compra de imóvel, é por meio do levantamento cadastral que as partes têm mais segurança sobre as informações e requisitos contratuais.

Como é feito o levantamento cadastral?

Basicamente o levantamento cadastral é feito em duas fases: levantamento técnico e o desenvolvimento do projeto.

Levantamento Técnico

Nesta etapa o trabalho é realizado em campo, e compreende o levantamento das medidas do imóvel, que engloba as áreas construídas, descobertas, parte elétrica, equipamentos de incêndio etc.

É nessa fase que são realizadas as apurações de acabamento, revestimento e os detalhes que forem contratados, a fim de se ter um retrato fiel da edificação na data presente.

Também faz parte do projeto o levantamento fotográfico do imóvel e até mesmo vídeos, tudo com a finalidade de ter mais informações para a segunda fase.

Desenvolvimento do Projeto

Após a conclusão da primeira etapa os dados são levados para que o técnico responsável pelo projeto faça a sua elaboração.

Isso será realizado com fundamento nos croquis de medição, assim como fotos e vídeos do projeto completo do imóvel, abarcando as plantas dos pavimentos, de situação, cobertura, fachadas, cortes etc.

Enfim, é considerada a edificação como um todo, juntamente com suas áreas cobertas e livres e a relação com o terreno onde está situada.

Vale salientar que calçadas e outras interferências também precisam constar no projeto. Fora isso, nesta fase é elaborado o Relatório Fotográfico que indica o posicionamento de imagens e facilita a leitura.

Ao final, tem-se um documento que auxilia as inúmeras etapas de implantação de um empreendimento. Por isso, esse é um projeto tão importante.

Quem pode elaborar o levantamento cadastral?

Para fazer o levantamento cadastral é indispensável a contratação de um profissional habilitado, como por exemplo, um arquiteto, engenheiro ou uma empresa desse ramo.

Pois, esse levantamento é resultado de um projeto arquitetônico com a assinatura e respectiva anotação ou registro de responsabilidade técnica. Por esse motivo, ele tem que ser elaborado por um profissional inscrito no seu órgão de classe.

Vale dizer que há normas técnicas que devem ser atendidas e para isso necessitam da capacitação e experiência do profissional responsável.

Por essa razão, na hora de contratar o serviço profissional, é vital certificar-se de que ele possui experiência no assunto, bem como se os profissionais que vão atuar são habilitados e treinados para isso.

Além do mais, é crucial compreender qual será a metodologia de trabalho e o prazo de execução do projeto. E se você busca uma empresa séria para te ajudar, conheça a PMC. Nós temos os melhores profissionais da área.

Já atendemos grandes empreendimentos, e elaboramos o levantamento cadastral com toda segurança e profissionalismo que a sua obra merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!

Mais lidos

Inscreva-se em
nosso blog!

Inscreva-se em nosso blog!

Se cadastre em nossa Newsletter e tenha acesso em primeira mão, a todas as novidades do nosso blog!

Veja também

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.