O uso da tecnologia foi extremamente acelerado em todos os segmentos do mercado devido a pandemia de COVID19. No setor de CRE não foi diferente! Diversos processos foram automatizados e desburocratizados, e o uso das soluções tecnológicas dentro desse segmento tendem a crescer muito mais nos próximos anos.
A seguir o Eledio Junior, Chief Technology Officer na PMC, vai te explicar o que são as Construtechs e Proptechs, como elas atuam, o crescimento que tiveram nos últimos anos e a importância que a tecnologia terá para o desenvolvimento de novas soluções para o setor de CRE. Ótima leitura!
O que são Construtechs e Proptechs?
As empresas Construtechs e Proptechs são startups que atuam no mercado imobiliário e por meio do uso da tecnologia agilizam processos e reduzem os custos em todas as etapas de um empreendimento imobiliário e com isso, estão conseguindo evoluir um mercado que apresentava certa resistência no uso de tecnologia.
Essa transformação digital em todas as pontas do mercado imobiliário — se iniciando na etapa da escolha do terreno, passando pela construção, administração e chegando até a forma que se utilizam as propriedades — permitiu que as empresas alcançassem resultados muito mais relevantes em seus negócios.
Todos os setores da economia precisaram se modernizar e inovar nos últimos anos, e o segmento imobiliário não foi exceção. Empresas, mesmo as mais tradicionais e familiares, foram obrigadas a acelerar o processo de digitalização adotando o uso de novas tecnologias e modernizando suas operações.
Um dos exemplos mais recentes foi a restrição ao atendimento presencial por conta do distanciamento social, que substituiu as visitas aos imóveis por experiências em ambientes virtuais, que com o uso de realidade virtual e aumentada, proporcionam a mesma experiência de “vivência” nas propriedades.
Essa praticidade possibilitou aos compradores fazerem dezenas de visitas “remotas” em um mesmo dia e deu aos vendedores a possibilidade de atender centenas de clientes a partir de uma única ida ao local que pretendem vender ou alugar.
O crescimento das startups desse setor nos últimos anos.
O crescimento desse setor vem sendo bastante expressivo no Brasil, o Mapa das Construtechs e Proptechs 2021 indica que hoje existem 839 startups ativas no país, um aumento de 235% nos últimos 5 anos, e apenas ano passado (2020) o volume de investimentos nesse segmento cresceu 274%. Isso deixa bem claro que essa vertical de startups de tecnologias voltadas aos mercados imobiliário e de construção é uma das mais relevantes do país.
As mudanças promovidas por essas startups vão muito além de meramente a digitalização de rotinas, e além de já se mostrarem extremamente necessárias para o mercado atual, fazem parte de um futuro que está cada vez mais próximo: as “smart cities” (conceito de cidades inteligentes que utilizam tecnologias como: internet of things, machine learning e data science para melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos).
O fato é que estamos vivenciando apenas o começo disso tudo, e a cada dia será mais comum vermos startups desse segmento surgindo e se tornando conhecidas do grande público. Algo parecido ao que aconteceu com Quinto Andar e a Loft, por exemplo. Em paralelo também teremos empresas tradicionais investindo nesse movimento de transformação digital. Algumas tentando fazer internamente e outras investindo nessas startups.
Como a PMC está se preparando para o futuro?
Nós da PMC, acompanhando essa tendência, criamos em 2020 a PropertyTech, nossa empresa de tecnologia voltada ao mercado imobiliário. Recentemente lançamos o seu primeiro produto — o PropertyDocs — um software completo criado para simplificar a gestão de documentos regulatórios a um preço acessível.
Se você quiser conhecer mais sobre essa solução e como a PMC está se preparando para o futuro com as transformações tecnológicas, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas!
Um forte abraço e até breve!
Eledio Junior